quinta-feira, julho 16, 2009

CORPO FLUTUANTE

CRÍTICA AMBIENTAL



Lenira Rengel
figurino do lixo coletado nas praias de Salvador
dança no corredor da Vitória
por Sebastião Maria
Campo Grande
, Salvador-BA, 2009


Ontem estava esperando a palestra da escritora, cineasta e coreógrafa Yvonne Rainer no SESC Pinheiros quando vi chegar Lenira Rengel, professora, dançarina e coreógrafa. Ela foi para Salvador há alguns meses trabalhar na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia e estava muito feliz porque seu apartamento tinha uma vista linda pra praia.
Mas na semana passada Lenira enviou um link pra o que eu chamo de um grito preso na garganta pela situação das praias de Salvador. E lá foi ela pra rua manifestar sua indignação. No corpo o lixo que vem carregado pela água da praia e se mistura ao corpo molhado. Quem nunca passou por uma situação dessa? Eu até contei a ela de uma vez que entrei no mar do Guarujá, era verão, a praia bem cheia e senti alguma coisa colar no meu peito. Parecia papel e olhei pra baixo e vi aquela nota de 10 reais. Saí da água e fui comprar sorvete pra todo mundo. Esta foi a melhor coisa que colou em mim.

Mas a Lenira disse que outro dia estava lá andando na praia e sentiu alguma coisa plástica no pé: era um molusco? Não, uma camisinha entrou no dedo polegar. Pode? É o caso mesmo de começar a colocar a boca no trombone, lembrar de que a operação verão e praia limpa não tem que acontecer somente no alto verão mas o tempo todo e em todo lugar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Incrivel trabalho da profa. Adorei, quantos pararam pra prestar atencao?
Vc falou em praia. Tudo bem, levar animal pra fazer caminhadas e tal, mas no Brasil, quantos nao levam seus caes pra passear, e nao limpam o que o cachorrinho deixa nas ruas? pra nosso pesar grande maioria nao tah nem ai. Salvo excecoes, eh claro!
madoka

Inês Correa disse...

Madoka. Obrigada. Falei pra Lenira sobre o seu comentário quando ela veio pra São Paulo e ela me pediu pra te agradecer. Valeu. Abraço