sábado, setembro 19, 2009

HENRI CARTIER-BRESSON

FOTÓGRAFO

Exposição de Henri Cartier-Bresson
SESC Pinheiros - São Paulo, 2009
Fotografia: Inês Correa


Não me lembro de ter visto nada parecido. Também não sou a pessoa mais indicada pra dizer se houve ou não algo assim: um lançamento de livro + uma exposição, ou melhor duas, + um filme + muitas palestras e oficinas. Um "combo". Tudo regado ao melhor sabor: Henri Cartier-Bresson.

Nunca fui totalmente fiel a fotografia. Durante bons anos da minha vida tive alguns amantes: desviei meu olhar para o vídeo e a televisão, usei a escrita para materializar meus pensamentos. Mas sempre procurei a fotografia como se fosse "o porto seguro?" e nunca deixei de amá-la. Entretanto esse desvio de conduta poderia ter feito com que eu perdesse alguns acontecimentos, sabe-se lá.

Na dúvida, fui visitar o blog da Simonetta Persichetti, perseguidora e conhecedora fiel da fotografia. Percebi que não estava errada. Ela fala sobre Cartier-Bresson no Tramafotografica, e descreve o evento no SESC Pinheiros com a grandeza que se tomou forma.

Explico. Quarta-feira saí de casa para o que eu achava que seria mais uma exposição de fotografias. Com um diferecial, e que diferencial, fotografias de Cartier-Bresson. Cheguei ao SESC Pinheiros e o estacionamento estava um caos, até aí nada de anormal para um lançamento de livro mais exposição. No saguão de entrada boa bebida e comida. Perto do caixa a "feirinha" com todo aquele material lindo que o SESC vende - livros, bolsas, guarda-chuva, cadernos, etc. Mas estava querendo ver o livro.

A primeira surpresa: O livro HENRI CARTIER-BRESSON - FOTÓGRAFO (tem que ser em caixa alta), da Editora Cosacnaify e Edições SESCSP é simplesmente de tirar o fôlego. Bárbaro. Um super livro compelto - 343 páginas tamanho 29x30 centímetros (fechado), com as fotografias fabulosas em preto e branco de Cartier-Bresson. Uma edição espetacular.

Bom, daquele tamanho, o negócio era deixar pra comprar o livro no final, depois de ver a exposição e beber um pouco e se divertir, trocar boas conversas. Porque o livro é pesado e tem que ser admirado em casa, no sofá, com calma, muita.

A segunda surpresa: um filme também em preto e branco. Vou ter que voltar para vê-lo na íntegra, claro. Pouco tempo, e muita, muita coisa pra ser vista.

A terceira surpresa: uma exposição vasta, distribuída entre o andar térreo e o 2º andar do prédio. Muitas fotos, nunca havia visto uma exposição com tantas fotos e boa iluminação para vê-las, todas fotos do mestre Bresson.

Conseguiu acompanhar tudo? Acha que acabou? Não. Tem mais.

No 3º andar: Bressonianas. O que é isso? Nada mais do que uma coleção de diversos fotógrafos brasileiros que se inspiraram no trabalho de Cartier-Bresson para fazer suas fotos: Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Juan Esteves, Tuca Vieira, Flavio Damm, Orlando Azevedo, Marcelo Buainain. A Simonetta explica de uma maneira muito humorada o título Bressonianas, veja lá.

O que fica disso tudo? A alegria de ver que a fotografia está viva e por muito tempo. Pelo menos até dezembro... (calma, foi só brincadeira). Não percam, tem muito chão até dezembro.

De 17 de setembro a 20 de dezembro 2009
Ter a sex, das 10h30 às 21h30 | sab, dom e fer, das 10h30 às 19h30

Exposição: HENRI CARTIER-BRESSON - FOTÓGRAFO
Térreo e 2º andar
Mostra: BRESSONIANAS
3º andar
Endereço: Rua Paes Leme, 195
Tel. para informações: 11 3095.9400
Estacionamento com manobrista

Henri Cartier-Bresson, fotógrafo: o livro na Livraria Cultura

Nenhum comentário: