terça-feira, outubro 06, 2009

REVELANDO POSTURAS

Fotografia e Direito Autoral
Dança e sustentabilidade

Nunca fui muito de fazer política. Mas tem quem diga que sempre olhei pra vida como se fosse uma luta de classes. Não tem como negar. Já dentro da sala de aula, na escola, a classe se divide. Há também a diferença de classe econômica, social, cultural e política. Tem gente que luta até porque tem uma cor diferente do outro ou porque acredita em um Deus ou não. No esporte a luta se dá de forma competitiva – ganha quem chega mais rápido, ou quem bate mais forte.

Sobreviver é antes de tudo lutar, pacificamente ou não. E para se fazer uma luta é preciso aliados, grupos pensantes ou ações isoladas.

Porque falar sobre postura política num blog de fotografia e dança que propõe uma leitura do corpo em imagem? Algumas atitudes que aconteceram no início de outubro me levaram a refletir sobre o assunto “postura política” no mercado de trabalho. Uma isolada outra coletiva, na fotografia e na dança respectivamente.

Fotografia e Direito Autoral

O primeiro procedimento politicamente correto li no blog Tramafotografica, da querida Simonetta Persichetti, no dia 2 de outubro. É interessante ler na íntegra. O título do post era Carta aberta de Patrícia Gouveia. Na carta enviada à produção do Prêmio FOTOARTE 2009, Patrícia Gouveia abdica da Menção Honrosa que recebeu porque não concordou com a redação do termo de cessão de direitos de imagem que sofreu uma alteração - duas cláusulas que não constavam do regulamento foram incluídas e elas ferem os direitos autorais dos fotógrafos.

Dança e sustentabilidade

A segunda ação que ocorreu foi o encontro coletivo do Oxigênio, no Desaba, de Thelma Bonavita e Cristian Duarte. A proposta inicial é “fazer um diagnóstico da situação atual da sustentabilidade da produção de dança contemporânea”. A reunião de ontem contou com dois oxigenadores – Helena Katz, professora da PUC-SP e crítica de dança do jornal O Estado de São Paulo e André Fonseca, diretor da Projecta e consultor de planejamento e gestão de ações culturais - Cultura em Pauta.

André Fonseca, apresentou um quadro sério sobre a situação da dança em São Paulo, em termos de números, de público e de modelos de produção. Falou sobre formação de platéia e captação de recursos. Enquanto isso Helena Katz implorou: “hoje não é possível trabalhar cultura sem economia”. Enfatizou a urgência de vincular cultura e economia e começou propondo uma Agenda de Tarefas como ponto de partida para levar a dança contemporânea para o mercado de trabalho.

Precisamos rever nossas posturas.

Placar final da partida: Tempo bom para a fotografia e a dança.



São Paulo, 2009
Fotografias do evento: Inês Correa

Nenhum comentário: