domingo, fevereiro 28, 2010

AIKIDO


Elaine Calux, Vanessa Lopes e o livro lançado que é de todos e para todos da dança, 
para um começar a se pensar mais dança e se fazer mais por ela.



Elaine Calux, Vanessa Lopes, Ana Beatriz Souza, Ronaldo Mota
Marcus Moreno e Magali Munhoz.

Fotografias feitas durante o lançamento do livro "Fomento à Dança - 5 anos". 
Fotografias: Silvia Machado



Estou atrasada. O lançamento do livro "Fomento à Dança - 5 anos" aconteceu no dia 3 de setembro e hoje já é dia 12. Quanto mais tecnologias temos, mais atrasos. Esta comemoração ocorreu na semana passada e ainda não postei nada, não agradeci direito  todas as pessoas que trabalharam junto neste livro e não agradeci o convite para ser integrante dele. Mas vou fazendo a vida como se é possível fazê-la. Meu avô dizia que era melhor pagar as dívidas mesmo que fosse tarde do que não pagá-las... No tempo dele não tinha juros (rs), nem caixa eletrônico, facebook, internet, email, telefone celular e o correio era demorado e atrasava, não havia sedex 10, 20, 30, 40... 

O livro "Fomento à Dança - 5 anos", lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo traz um mapeamento, histórico, textos e registros do que aconteceu ao longo de cinco anos do Programa de Fomento à Dança na cidade de São Paulo e uma homenagem póstuma a Umberto da Silva, bailarino e coreógrafo. São 216 páginas, entre reflexões, diagnósticos e prospecções para se fazer pensar dança. 

Muitos trabalharam para ver fechado este ou aquele capítulo, pensar no livro em termos de texto e imagem, enfim, no conjunto da publicação. Entre eles esta equipe fervendo que está na foto no dia do lançamento: a querida jornalista Elaine Calux responsável pela concepção, organização e editoração da publicação; Maíra Silvestre e Vanessa Lopes, produtoras culturais (Independente Produção e Arte); a equipe técnica formada por Ana Beatriz de Souza, Magali Munhoz (suporte administrativo), Marcus Moreno e Ronaldo Mota; Ana Terra e Marisa Lambert, consultoras de textos; Eliana Floriano da Silva, responsável pela pesquisa de vídeo e Paula Vianna, projeto gráfico e design. No "Fomento à Dança - 5 anos" há artigos de Denise Bernuzzi de SantÁnna, Marisa Lambert, Marila Velloso, Nirvana Marinho, Elaine Calux e Marcus Moreno.



Na foto: Maíra Silvestre, Rogério Ortiz, Paula Viana, Elaine Calux, Ronaldo Mota, Ana Beatriz Souza, Marisa Lambert, Gil Grossi, Ana Terra, Silvia Machado, Marcus Moreno,
Rodrigo Gontijo, Magali Munhoz, Eliana Floriano da Silva e Vanessa Lopes.

Fotografias feitas durante o lançamento do livro "Fomento à Dança - 5 anos". 
Fotografias: Silvia Machado




A preocupação principal do Corpoemimagem é apresentar a fotografia de dança no contexto do jornalismo cultural. Ao longo destes anos de fomento muitos trabalhos fotográficos foram feitos, podem ser visto no blog e os efeitos produzidos espero que tenham sido positivos. De certa maneira, ao que parece são. Um deles é a forma como esta fotografia foi apresentada neste livro, em artigos visuais de quatro fotógrafos. Uma honra estar entre estes veteranos da fotografia de dança - Gil Grossi, Silvia Machado e Rogério Ortiz -, eu que há tão pouco tempo fotografo dança e recebi com muita alegria este email da Elaine que compartilho com vocês:


Inês, querida,
Obrigada por estar com a gente pra comemorarmos juntos o resultado do nosso trabalho que, como falei no meu agradecimento, “foi um verdadeiro processo de criação colaborativa, como se faz na dança contemporânea, para a transformação do projeto nesse livro que é de todos nós". E que, como disse a Ana Terra em seu texto de apresentação, "poderia ser outro e tantos outros serão bem-vindos para colaborar com a permanência do Programa”. A festa foi linda. Mando aí (+) parte da minha fala em que eu me refiro a nossa relação no trabalho, só pra marcar (resumidamente) a sua importância dentro de todo o processo.

Esta parte da fala da Elaine no lançamento do livro, ela como jornalista bem sabe, é um saldo positivo para a fotografia e consequentemente para a dança fotografada, já que uma descobre a outra, mostra, retira do palco, fixa a cena, desloca de lugar, movimenta. Uma está para a outra assim como outra para uma. Como quiserem. Aproveito para reforçar a fala da Ana Terra porque concordo que nós participamos desta publicação que pode ser feita e deve ser por tantos outros que estão aí fotografando, escrevendo, vendo e revendo a dança na cidade hoje, amanhã e ontem. Portanto vou apresentar este trecho do discurso, que aliás gostei muito quando ouvi ao vivo lá na Galeria Olido, logo abaixo:

(...) Vanessa Lopes, que colaborou com idéias incríveis, como a de intermediar com artigos fotográficos os artigos textuais, porque queríamos um livro com muitas imagens mas não sabíamos que critério usaríamos para seleção das fotos, uma vez que elas não ilustrariam os textos. Aí chegamos a 4 fotógrafos – Inês CorreaGil GrossiSilvia Machado e Rogério Ortiz – levando em consideração o trabalho continuado junto às cias fomentadas, seguindo um critério do próprio Fomento (...) a dedicação desses profissionais, que se debruçaram em centenas de fotogramas para fazer uma auto-curadoria – dividimos com eles a responsabilidade de decidir – somos espertos.



Maíra Silvestre e Vanessa Lopes (Independente Produção e Arte) e o nosso livro.



Letícia Sekito (Cia. Flutuante), Ricardo Iazetta + Key Sawao (Keyzetta & Cia.)
e Zé Maria.



Letícia Sekito (Cia. Flutuante) e Inês Correa.

Fotografias feitas durante o lançamento do livro "Fomento à Dança - 5 anos". 
Galeria Olido, São Paulo, 2012.
Fotografias: Letícia Sekito




Agradecimentos

Para fechar o post que está bem longo vou agradecer, que já vou tarde (rs). Primeiro obrigada aos bailarinos todos que apresentam seu trabalho para nossos disparos. Depois, a todos da dança, os que conheci e os que ainda vou conhecer, pela leveza com que seus corpos produzem este espetáculo que está dentro e fora do palco, nas cochias, nos eventos político-culturais, nas palestras e encontros, nas universidades. 

Agradeço estes fotógrafos de dança que me inserem nesta fotografia, trocam fotografias. 

Agradeço também amigos, amigas e mais querida que estiveram lá no lançamento para brindar esta publicação que é de todos nós e que vai ajudar a manter na memória nossa estes anos, cinco, fomentados.

Para terminar os agradecimentos, eu que faço fotografia e procuro estar longe das câmeras, do outro lado delas, não tive como não me render a este momento fotográfico que é de todos e de cada um que carrega seu celular e traz os eventos e as pessoas em disparos díspares, como estes pequenos retratos da coreógrafa Letícia Sekito que me encontrou no lançamento. Obrigada a você também Letícia, pela doce recordação que fez com este seu jeito tão peculiar de olhar.

4 comentários:

Marcos disse...

Inês Querida
Fiquei muito feliz com sua presença. Adorei as imagens. Marcaremos, sim, outra ocasião para que você possa obervar um pouco mais a riqueza de movimentos que o aikido comporta.
Beijos

Inês Correa disse...

Obrigada Marcos. Um beijo e boa semana pra voce.

Neide Rigo disse...

Inês, querida, me senti tão importante como produtora. Estou curiosa pra ver suas fotos do Corpo Orgânico VI. Beijos, N

Inês Correa disse...

Sabe Neide, cada um - amigo, pai, professor, irmão, filho. Enfim, cada pessoa pode ser responsável por alguma coisa na vida da gente sem perceber, não acha?