domingo, março 14, 2010

RUMOS DA SEMANA

Coleta de Vestígios - Excavações
  
Coleta de Vestígios, de Marta Soares
Apresentação de fotos e vídeos de escavações. Marta escolheu iniciar o trabalho de coleta de imagens para elaboração do processo.
Teatro Coletivo – São Paulo, 2010


A Mostra de Processos Rumos Dança terminou hoje depois de uma palestra de Peter Pál Pelbart, doutor em filosofia e professor da PUC-SP, que levou para debater o texto Elementos para uma Cartografia da Grupalidade. O Indivíduo, o Comum, a Comunidade, a Multidão


Peter Pál Pelbart começou dizendo que “um indivíduo é um grau de potencia singular”, ou seja, cada um de nós afeta ou é afetado pelo outro e que aprendemos a selecionar os encontros e compor, “formar uma potência maior e uma alegria maior”. E acrescentou que as paixões tristes, a tristeza, “é a diminuição da potencia de agir”. O texto está online. Pode e deve ser lido, saboreado, pensado, apreciado na íntegra. Para localizar o arquivo PDF, clique aqui.

Foram 10 dias da Mostra Processos Rumos Dança Itaú. Ontem estava na Festa Rumos Dança Dj’s em Processo e a bailarina Renata Ferreira veio prosear, mineirinha ela, e perguntou minhas impressões – invertemos os papéis. Foi interessante. Disse a ela e digo aqui de novo que não entendo e não conheço dança profundamente para opinar. Existem profissionais que sabem falar sobre dança, como Helena Katz, Cristine Greiner e muitos, muitos outros. 

Quanto a mim, dizer gostei disso e não daquilo não vai acrescentar nada a ninguém. O que sei é falar pouco e fotografar muito. Encontrei no Rumos um campo amplo de possibilidades de imagem em dança. Não estive lá todos os dias mas pude fotografar corpos buscando. 

Importante lembrar que fotografar dança altera minha visão, amplia. Quanto a importância da fotografia para a cultura, como meio de informação. Ela não é mais do que a escrita ou o vídeo. Cada um deles abraça o outro. Todos podem viver juntos ou separados, tanto faz.

Acredito que cada fotógrafo precisa procurar dentro de si um complemento, um compromisso, algo que o faça fotografar e falar por suas imagens. Como as artes plásticas para muitos, a floresta amazônica para outros, a guerra para os corajosos, o cinema e o casamento para alguns, a moda e a publicidade para Bob Wolfenson.


Ines Correa_1803

Como superar o grande cansaço, de Eduardo Fukushima
Teatro Coletivo – São Paulo, 2010
Fotografia: Ines Correa

Gostaria de agradecer a equipe do Itaú Cultural e também os bailarinos e respectivas equipes. Pessoas que foram e são fundamentais para a existência da coletânea de imagens fotográficas de corpo em dança aqui do Corpo em Imagem.

Mostrarei abaixo mais imagens. Se você quiser ver outros posts do Rumos Dança Itaú clique aqui ou aqui e aqui. Ah, tem aqui também.


TRANSFORMERS - RUMOS

Transformers, de Thelma Bonavita e Cristian Duarte
Centro Cultural – São Paulo, 2010
Fotografia: Ines Correa

TRANSFORMERS - RUMOS

Jimmy - the jungle beast, de Bernardo Stumpf
Olhei pela janela da porta e cliquei…
Espaço Missão – Centro Cultural - São Paulo, 2010
Fotografia: Ines Correa

4 comentários:

Iara Cerqueira disse...

Parabéns pelas imagens que falam tudo!!!!!!!

bjus

Unknown disse...

Inês, parabéns pelo blog. Design elegante e rico em informação. Gosto das fotos. Posta mais delas. Vida longa ao blog. bjs tomas fischer

Inês Correa disse...

Querida, nem todas falam. Algumas ainda estão mudas. Mas aprendem. Assim espreo. Beijo e obrigada, Ines

Inês Correa disse...

Mr. Tomas Fischer, que honra. Seu pedido é ordem. Farei o máximo esforço de mim para alongar o blog com muitas e melhores fotos. Obrigada. Beijo. Volte sempre.