domingo, setembro 26, 2010

NYC - FIGURA E FIGURA III


Tall Figure, III (1960).
Alberto Giacometti (Suíça, 1901-1966).
Abby Aldrich Sculpture Garden,
MOMA, NYC.
Setembro de 2010.
Fotografia: Ines Correa



A arte entrou na minha vida pela minha mãe. Na infância morei em Botucatu, interior de São Paulo. Todos os anos minha mãe trazia a família, os alunos, muitas crianças  e amigos para São Paulo nesta época do ano para ver a Bienal.  Um ônibus lotado. Não significa que seja artista ou que esteja me autorizando a falar sobre arte. Não estudo o assunto com profundidade. Só o que posso dizer é o quanto está em mim.

Entrar no MOMA é lembrar da minha mãe. Uma emoção. Muita saudade. Da minha mãe e das conversas sobre arte entre ela e meu pai. Entre ela e meu tio José Guilherme, arquiteto e professor da FAAP. Entre ela e minha tia Lygia, Lygia Reinach, escultora e ceramista. Minha mãe, Maria Célia Savoy de Castro de Azevedo Corrêa, artista plástica formada pela Escola de Belas Artes de São Paulo, disseminou arte em casa e fora dela. 

E a fotografia como entrou na minha vida?

A imagem acima mostra como minha mãe deixou em cada um de nós, inclusive  em meu pai, admiração, respeito e inquietação por todas as formas de arte e como meu pai sempre gostou de fotografar. Além do que já gostava de arte.

Na fotografia, f
otografando Tall Figure III (Figura Alta III), de Alberto Giacometti, meu pai, Fernando Motta de Azevedo Corrêa, figura paciente e curiosa, alegre. Motivo e motivação para ir a Nova Iorque.

Meu pai sempre fotografa tudo e todos os lugares a que vai. Quando entrava na sua sala na faculdade - Unesp de Botucatu -, nas paredes as fotos em preto e branco. Eu adorava! Fotos que meu pai fazia no microscópio. Outras coloridas. Alguns carrapatos, diversos parasitas e carrapatos fêmea bem gordas...

Foi ele quem me deu o primeiro livro de fotografia quando disse que queria aprender. Tinha 13 anos. O livro era em espanhol, Toda la fotografía en un solo libro, W. D. Emanuel, Ediciones Omega, Barcelona, 1950. Tive que me virar pra entender. Junto ganhei um pequeno dicionário espanhol-português.


CULTURA PARA O CORPO

Outras esculturas e visões de corpo, por Alberto Giacometti, você pode visitar no site do MOMA - Museum of Modern Art. Alguns links abaixo:

 

Woman. 1928
Woman with Her Throat Cut. 1932

Man Pointing. 1947

Tall Figure, Half-Size. 1947
Standing Woman. 1948
Tall Figure III. 1960
Monumental Head. 1960

Nenhum comentário: