quinta-feira, novembro 25, 2010

FOTOMIX 2010

 Tendas Satyrianas hoje à tarde na Rua Augusta esquina com a Rua Caio Prado
São Paulo, 2010
Foto: Inês Correa


Todo ano, uma vez por ano, no final do ano a mesma "maratona". O objetivo dessa maratona chamada Fotomix é retratar em imagem fotográfica um evento cultural que transforma a cidade anualmente: Satyrianas.  Satyrianas, que começa hoje às 18 horas na Rua Augusta perto da Rua Caio Prado, é um evento cultural anual, criado por Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, do Satyros. Segundo o Rodolfo, a Satyrianas tem cerca de mil pessoas trabalhando de forma voluntária. É um evento de resistência cultural. São 5 dias de cultura sem interrupção.  Leia mais sobre Satyrianas aqui. Este ano Satyrianas vai acontecer nos dias 25, 26, 27 e 28. Em função da reforma da Praça Roosevelt, o evento será deslocado para outro lugar. Veja no final do post os links para programar-se e ir ao evento.

Como começou o Fotomix

A idéia do Fotomix é da Luciana Camargo e acontece desde 2007. Conheci a Luciana numa saída fotográfica organizada pelo fotógrafo Eduardo Castanho. Atualmente o Castanho trabalha lá em Nova Iorque, na BHPhoto e é um "anexo" nosso, de certa forma, porque atende em português e sempre tem conhecimento de cada equipamento. É um cara que não só vende, usa uma câmera e sabe as necessidades dos colegas de profissão. A Luciana, organizadora do Fotomix, é apaixonada por fotografia e trocamos naquela saída lentes e "figurinhas" fotográficas. Este foi o primeiro encontro. Quando ela me convidou para o Fotomix em 2007 o foco era a tenda Dramamix, que de certa forma é o "carro-chefe" da Satyrianas. Hoje fotografamos todo o evento e organizamos grupos de fotógrafos amadores ou profissionais, pessoas que gostam de fotografar palco para que possam "aprender" e trocar, colaborar no sentido de ter o evento registrado. Para organizar a Luh sugeriu que formássemos uma equipe de fotógrafos que ela chamou de foto líderes. Este anos somos cinco fotógrafos coordenadores  (fotolíderes) do Fotomix: Inês Corrêa, Ricardo Massaki, Will Prado, Vanessa Salomão e Vivian Sechin. 

O Fotomix 2010 - outros colaboradores, outro blog e outra programação

Nos reunimos para discutir como seria a atuação do Fotomix em 2010 e concluímos que este ano, diferente do ano passado, vamos nos preocupar com duas coisas: reportagem fotográfica  em tempo real do evento e palestras sobre fotografia de palco. Em outras palavras, o Fotomix vai contribuir para que as fotografias da Satyrianas cheguem de forma mais rápida na mídia, nos sites de imprensa, no blog Fotomix, no site da Satyrianas e no blog do Ivam Cabral. E  irá oferecer para quem quiser aparecer por lá um pouco do que conhecemos sobre fotografia na área de artes do corpo.  Para isso acontecer, o Satyros providenciou um espaço na Tenda Sensorial no sábado, dia 27, e teremos uma programação de palestras, bate-papo, projeção de fotografias dos últimos anos e apresentação do vídeo do Nossa Tela. O Nossa Tela é um coletivo de audiovisual popular que faz parte do Fotomix. A equipe é bárbara: Evandro Santos, Beatriz Natália, Carla Soares, Jonaedson Amaro, Wilq Vicente, Marco Aurélio, Rogério Santos e Tiago Costa. Abaixo voces podem conferir um vídeo editado pelo pessoal do Nossa Tela.  Veja mais sobre o Fotomix aqui ou aqui se preferir.

Quase me esqueço de dizer que também haverá projeção de fotografias dos últimos anos, caso não chova, na Tenda Dramamix, no lado de fora da tenda. Será um slideshow editado pelo Ricardo Massaki, um dos coordenadores do Fotomix e uma exposição com as fotografias de 2007-09 no Espaço Fotomix, lá na Pça. Roosevelt, ao lado do Satyros.

Fotomix é coletivo?

Na onda dos coletivos fotográficos, existem diversos atualmente, algumas pessoas perguntam se o Fotomix é um coletivo. Depende do que se entende por coletivo. Acredito que coletivo para ser denominado como tal precisa de outro tipo de estrutura e periodicidade diferente também. A resposta que tenho com relação a isso é não, não consideraria o Fotomix um coletivo. O Fotomix acontece em função do Satyrianas, assim como o Dramamix, o Visumix, Cinemamix, o HDMix, HQMix e outros "membros" do evento, cada qual na sua área: dramaturgia, fotografia, vídeo, circo, literatura, etc. Mas mais importante do que ser ou não um coletivo é saber que o Fotomix gera fotografias durante todo o Satyrianas e integra uma equipe de fotógrafos que se entrega e trabalha de forma organizada e alegre.

Programe-se e apareça no Satyrianas e vá ver a exposição do Fotomix na Pça. Roosevelt e as palestras no sábado.




Veja o vídeo feito pela equipe do Nossa Tela feito durante o evento Satyrianas, em 2009.
Entrevistados: Luh Camargo, Ivam Cabral, Felipe Denuzzo,
Inês Correa, Flávia Lopes, Flávio Sampaio, entre outros.



SAIA DE CASA

Programação de palestras de fotografia
Tenda Residência Satyrianas 2010 – Sábado, dia 27.11.10

14h00-15h00 – “Imagens Esquecidas – Reanimando fotografias”, com Gina Dinucci

15h00-16h00 -  “Além da Objetiva”, com Luciana Camargo
A palestra irá abordar o mercado da fotografia, marketing pessoal, divulgação específica, dicas de negociação e rotina de um fotógrafo.

16h00-17h30 -  “A Fotografia do Corpocena”, com Inês Correa
Bate-papo sobre fotografia de palco, o corpo em cena na dança e fora dela.

17h30-18h00 – Projeção de fotografias Fotomix 2007 a 2009 + exibição do curta Nossa Tela 2009.

5 comentários:

Anônimo disse...

А! Je suis récemment tombé sur votre blog et ont été la lecture de long. J'ai pensé que je laisserais mon premier commentaire. Je ne sais pas quoi dire sauf que j'ai eu plaisir à lire. Nice blog.

Inês Correa disse...

Merci.
You are welcome!

Anônimo disse...

What a nice post. I really love reading these types or articles. I can?t wait to see what others have to say..

Inês Correa disse...

I'm happy you enjoy the posts. Thanks.

Anônimo disse...

Thank you, nice job! This was the stuff I had to have.