domingo, novembro 21, 2010

NEM TUDO ACABA EM PIXEL. SERÁ?


Fotofobia: Ines Correa, 2010


Trechos retirados do artigo "Fenomenologia do Olhar", de Alfredo Bosi, em "O Olhar", Companhia das Letras, 1990.


Das vertentes do pensamento antigo sobre o olhar-conhecer (pág. 66)

"O olho, fronteira móvel e aberta entre o mundo externo e o sujeito, tanto recebe estímulos luminosos (logo, pode ver, ainda que involuntariamente) quanto se move à procura de alguma coisa, que o sujeito irá distinguir, conhecer ou reconhecer, recortar do contínuo das imagens, medir, definir, caracterizar, interpretar, em suma, pensar.
... há um ver-por-ver, sem o ato intencional do olhar; e há um ver como resultado obtido a partir de um olhar ativo."...

Epicuro e Lucrécio: O mundo oferece imagens ao corpo do homem (pág.67)

"Para conhecer basta abrir bem os olhos em um espaço iluminado e acolher os levíssimos e agilíssimos ícones do mundo.
Conhecer é estar imerso em um oceano de partículas cintilantes e nele engolfar-se sensualmente.

Conhecer é ser invadido e habitado pelas imagens errantes de um cosmos luminoso."...

O novo olhar: As núpcias da pintura com a ciência (pág. 74; 75)

... "O olhar da Renascença chama-se perspectiva...

O olhar renascentista nada perde: nem a linha, que não existe, enquanto tal, na natureza; nem a massa, nem o relevo, nem a proporção, nem os tons."...



Fotofluido: Ines Correa, 2010
 

De Pitágoras à Gnose: o olhar que transcende o olho (pág. 70)

"Nem todo olhar disporia da mesma capacidade de contemplar. Há o olhar-sensação, o ser tocado pelos raios da luz, matéria privilegiada da teoria sensista; mas esse ver-sentir é precário, segundo a tradição pitagórica que Platão recolhe. Precário porque não consegue dar, por si só, a ideia da coisa, o eidos que informa cada ser. Dá-nos apenas uma sua aparência, reflexo diminuído, sombra insubsistente da essência imutável."...


O olhar como expressão (pág.77)

... "Tomando a analogia ao mundo físico, o olhar não seria apenas comparável à luz que entra e sai pelas pupilas como sensação e impressão, mas teria também propriedades dinâmicas de energia e calor graças ao seu enraizamento nos afetos e na vontade.

O olhar não é apenas agudo, ele é intenso e ardente. O olhar não é clarividente, é também desejoso, apaixonado."...

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