quinta-feira, dezembro 23, 2010

LUZES NATALINAS



Natal - Avenida Paulista, SP. 2010
Fotografias: Julie

Os dias que antecedem o natal vão afunilando o tempo dentro da gente. Ontem fui buscar livros que tinha encomendado na Livraria Cultura com minha filha. Achei que só estaríamos nós. Doce ilusão. Filas e mais filas, enormes, gigantes. Encontramos um caixa escondido atrás de uma estante, não vou contar onde, vazio. Corremos lá e fomos atendidas rapidamente. Ufa! Sobrou tempo...

A Júlia quis ir ver as "luzes de natal". Tudo bem, andando a pé, como sugere a amiga Veronika Paulics, do Ando a pé, fomos. No caminho ela pediu pra ver a árvore de natal do Ibirapuera: "desculpe mãe, sei que voce acha isso programa de índio!". Disse a ela que quando era pequena também colocava meus pais em programas assim e que hoje em dia nem entendo porque isso é chamado "programa de índio". Afinal, índio sabe viver! Ela segurando a câmera na mão começou a desenhar imagens com as luzes. 



Natal - Avenida Paulista e Parque Ibirapuera, SP. 2010
Fotografias: Julie


Incríveis as imagens dela. Fui ficando empolgada. Descemos rindo até o parque e atravessamos para ver as árvores iluminadas do outro lado.

Quando ela cansou de "desenhar" olhou para mim e disse: "Toma (mostrando a câmera) mãe, faz você agora!?". Entrei no clima dela e tentei manter o nível de criatividade, apesar de perceber que os desenhos da Júlia são "arte na veia", enquanto os meus surgem de vez em quando, no acaso, na leveza do momento. Mas não passam de abstrações sem sentido.


Natal - Parque Ibirapuera, SP. 2010
Fotografias: Inês Correa


LIGHT PAINTING

Qualquer pessoa pode tentar fazer imagens como essas. As pequenas máquinas digitais tem opção para o que chamo de Light Painting. Já trouxe outras imagens aqui no Corpoemimagem. Observo que isso não é a técnica usada para o que é chamado tradicionalmente de Light Painting ou Pintura com a luz. No Light Painting voce faz o movimento da luz e a câmera fica estática. Aqui você aproveita as luzes da cidade e faz movimentos com sua câmera em modo B, ou seja, nas pequenas portáteis você precisa segurar, manter o dedo no disparador e clicar os movimentos que quiser.




Natal - Parque Ibirapuera, SP. 2010
Fotografias: Inês Correa


FESTAS E FÉRIAS

Hoje é dia de parar, depois das 15 horas. Tenho uma reunião que vai acontecer das 13-15h. Depois, fecho. O Corpoemimagem também vai descansar e volta no final do mês de janeiro. 

Hoje também é dia de agradecer quem esteve aqui no Corpoemimagem sempre que teve vontade. Quem comentou e participou. Vocês que me encontraram na rua e  deram idéias para o Corpoemimagem. Você que é amigo e amiga de ontem, hoje e amanhã. Você que trouxe seu corpo em imagem fotográfica para mim. Você que outro dia tocou a campainha da minha casa num sábado de manhã e não me deixou tempo de reagir, sair do sono profundo (espero que volte). Você que me fez rir e você que me ajudou a chorar.

2011 vem aí cheio de outros momentos. Que seja bom para todos. Que tenha imagens interessantes, alegres. Imagens que acrescentem. Imagens que nos levem para outros lugares, outros estados de espírito. Imagens sem padrão ou patrão. Livres.


SAIA DE CASA

Pra quem fica em São Paulo e quer fotografar minha sugestão é participar da última saída fotográfica organizada pelo Sinval Garcia do blog Um Certo Olhar. Será no dia 26 de dezembro, uma ótima oportunidade para sair de casa. Não estarei em São Paulo, caso contrário estaria lá fotografando.



Até a volta. Obrigada.

10 comentários:

Chris disse...

Férias é tudo de bom!! Aproveite mto, se passar por angra já sabe venha nos visitar! ah e sobre programa de indio, diga a Julia que existe ainda programa 5 cocares,é o suprasumo!! beijo e bom natal

Inês Correa disse...

Oi Chris, legal, vou falar pra ela (rs). Ah, se for por aí aviso. Beijo e boas festas pra ti

Gio disse...

Tal mãe, tal filha… lindos desenhos.

Inês Correa disse...

nem fale gio, ela aprende conosco. beijo

vpaulics disse...

feliz ano novo. estou com saudade. não tinha visto estas fotos. estão lindas. e o ando a pé agradece o presente de natal: julia andando nas luzes. beijos, muitos beijos. v.

Inês Correa disse...

correria no final do ano né mesmo veronika? também to com saudades. nos vemos em breve. beijo e obrigada a voce.

Anônimo disse...

Obrigada aos elogios Chris,Gio,Veronika e mãe
beijos

Anônimo disse...

Mãe adoro oq vc esreve realmente adoro seus posts e suas imagens tambem e amo muitissimooooooooo vc
beijão Júlia
(ah meu nome é Júlia não Julie pra quem não sabe hehe)

Inês Correa disse...

julia, vc é liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda! beijo

Inês Correa disse...

julia, julie, fifi, juju, ju,
voce é tudo de bom e de melhor pra mim.
obrigada pela sua companhia, rica, por aqui. beijo. também te amo, mamãe