sexta-feira, março 04, 2011

PHOTOSHOP

USE COM MODERAÇÃO


Semana passada fui ao cinema para ver Trabalho Interno, no Unibanco, encontrei um amigo, o Arthur Moreau, e sua namorada Carol Moraes. Conversa vai, conversa vem... A Carol está cursando fotografia na Escola Panamericana... Veio o tema e a pergunta: photoshop, usar ou não usar?!

Não sou defensora de photoshop nem nada mas as ferramentas estão aí para que a gente aproveite. Por exemplo. Você quer plantar uma árvore na sua casa. Tem um enxadão disponível mas você prefere fazer aquele buracão com as mãos. Não quer usar a ferramenta. Qual o motivo?

Photoshop existe. É um laboratório virtual. Nós fazíamos máscaras e grandes experimentações nos laboratórios. Mas não precisa exagerar. O que aprendi com diversos fotógrafos na redação do jornal, porque aprendíamos fotografia na redação. Os mais novos com os mais velhos. Meus mestres da Folha de São Paulo foram Renata Falzoni, Avani Stein, Jorge Araújo,  U. Dettmar, Paulo Leite. E conversando com os fotógrafos nos estúdios, com Bob Wolfenson, João Caldas, Eduardo Castanho. A resposta era sempre a mesma. Em fotojornalismo você tem que "sair" e trazer a foto pronta, não tem que deixar pra resolver nada depois. Em estúdio a mesma coisa, apesar de saber que, neste caso, se alguma coisa der errado, marque uma nova sessão de fotos.

Saiu no blog Fotocolagem de ontem, a seguinte matéria: Britney Spears aparece na capa da edição de março da revista V Magazine com seis dedos. Ora, ora... Pessoal, se o fotógrafo não fez uma boa foto, melhor marcar uma nova sessão de fotos com a Britney do que ficar tentando colar uma mão no lugar de outra ou sei lá que tipo de barberagem aconteceu.

Não vi a capa nem nada mas resumindo, na minha opinião:

Photoshop, use com moderação.

Nenhum comentário: