terça-feira, fevereiro 14, 2012

SP - DUAS CIGANAS

 são bento do sapucaí - sp, 2011
fotografia: inês corrêa



Duas ciganas passaram e enfeitaram a rua com suas roupas coloridas. 

Duas ciganas que bateram na porta da velha senhora. Do outro lado da rua eu estava, dentro da casa rural ouvindo a vendedora dizer: "elas pedem dinheiro e se você não dá elas gritam e falam palavras feias. tenho medo delas.". 


Quando eu era criança morava numa chácara em Botucatu. Olhando da minha casa lá para baixo onde ficava a porteira havia um riacho, veio de água que vinha do Rio Lavapés. Algumas vezes acordava e eles estavam lá. Havia um acampamento montado. Muitas roupas e tecidos coloridos secando no sol. Famílias se banhavam no rio. Os caseiros que trabalhavam em casa diziam: "são ciganos. cuidado!". 

Eu admirava de longe e gostava da imagem de cores e movimento que eles traziam para aquele lugar. Nunca tive medo dos ciganos. Curiosidade sim. Pegava a bicicleta e pedalava bem perto da porteir. Olhava bastante rápido e voltava pedalando pela estradinha de terra. No dia seguinte arreava a égua e cavalgava na mesma direção. De cima do cavalo podia ver melhor. Eles cantavam e dançavam em volta da labareda da fogueira. Um cheiro bom de comida boa no ar. Não ficavam muito tempo. No terceiro dia quando olhava, não havia mais ninguém.

Um comentário:

Beá Meira disse...

Ótimo! Vai se juntar as minhas recordações no mesmo cenário.