quarta-feira, agosto 08, 2012

W - VISÃO TURISTA 3

Hietzing. Viena - Áustria, 2012
Fotografias: Inês Correa



Recebi da Giovana Pasquini, fotógrafa, o recado abaixo sobre as fotografias do post Visão Turista, do Corpoemimagem.

"Uau, o que são essas fotos de Viena? Adorei! Esse lugar é lindo. As duas primeiras fotos especificamente, pra mim, são perfeitas. Esse vazio com as pessoas transitando no meio... uau".

Fiquei pensando neste olhar que ela teve para estas fotografias. Para o vazio de uma imagem transitada... Não consegui parar de refletir sobre este oco que ali estava habitado por um movimento de um momento sutil. 

O que vi em Viena e chamei de "visão turista" vem da ideia de que mesmo o fotógrafo parte de um reconhecimento inicial do lugar. De um lugar que até então era desconhecido para ele. Talvez até, pode ser pretencioso dizer isso, muitas imagens sejam, de certo modo, um "turismo do olhar". É uma hipótese a ser observada.

Ao fotografar estamos pensando em algo. Ao ver a fotografia "impressa", quem a vê depois de feita também está pensando em alguma coisa. Nem sempre este algo é o mesmo porque são pessoas diferentes, experiências diferentes. E o olhar pode mudar de um a outro tempo pois tanto a pessoa que faz a fotografia como a que olha, as duas estão em mudança. Quando voltamos a um lugar até que ponto o lugar é o mesmo para nós que já mudamos?  

Sobre a cidade de Viena, ela é vazia ou o vazio se torna o eixo do olhar para ela, ao menos do olhar de alguém que mora numa cidade tão populosa como São Paulo? Ou será um vazio transitado que continua vazio ou deixa de ser, deixa de estar porque foi habitado? Tantas perguntas vão surgindo.

De qualquer maneira, em Viena surge o olhar turista, o vazio preenchido por um tipo de movimento e uma série de considerações fotográficas. É saboroso refletir sobre o que vemos e o que alguém vê do que vemos, como viu a Giovana com seu olhar fotográfico apurado. Obrigada Giovana! 

Quem quiser conhecer o trabalho fotográfico da Giovana Pasquini pode ir aqui no site dela ou se preferir vá até o blog Voilá.

Um comentário:

disse...

Pois é, adoro o vazio que preenche as imagens. Tem uma foto específica do seu álbum, onde pessoas andam sobre uma praça bem extensa (é o que parece ser). O vazio presente nessa foto dá uma sensação de liberdade enorme. E acaba sendo um vazio preenchido por esses passantes. Muito legal. Parabéns pela reflexão também. Beijos, Giovana.