domingo, maio 17, 2009

PARAÍSO SEM CONSOLAÇÃO

VISÃO DA ESQUERDA E DA DIREITA


Tempo de exposição: 1/90 s
Abertura: f/2.8 ISO: 800
Lente: 105 mm



Tempo de exposição: 1/180 s
Abertura: f/3.3 ISO: 1000
Lente: 80 mm


Tempo de exposição: 1/125 s
Abertura: f/3.3 ISO: 1000
Lente: 120 mm


Fotografias: Ines Correa


No dia que fui fotografar Paraíso sem Consolação estava um frio de rachar, como o de hoje. Era a mesma época do ano. Foi em junho do ano passado. Eu me lembro que sentei no chão, nos fundos do teatro, no lado esquerdo e fui clicando e clicando. Quando vi estava anestesiada. A bunda, gelada (minha filha não gosta quando eu falo assim, mas foi verdade, fazer o quê?). Parei de clicar. Meus dedos estavam frios. Levantei e subi pela lateral esquerda. Fui ainda mais para o fundo e desci pelo outro lado. Achei uma posição exatamente na mesma altura do lado oposto, do lado direito. Voltei a sentar e recomecei.

Deve dar pra notar que a primeira foto foi feita quando eu ainda estava do lado esquerdo e as outras duas eu estava vendo a cena pelo lado direito... Eu sempre fico tentando ver, quando vejo a foto de alguém, de que lado a pessoa estava ou se estava no alto ou embaixo. Adoro observar o ângulo de visão do sujeito que clica.
Sobre o espetáculo:

A coreógrafa argentina Constanza Macras, residente em Berlim e fundadora da companhia alemã DorkyPark, apresentou em 2008 Paraíso sem Consolação, lá no SESC Pinheiros. Esse trabalho foi feito de uma residência artística em São Paulo com artistas brasileiros e alemães. Dá pra ter uma idéia do que foi levar São Paulo para o palco na visão da artista lendo o artigo de Helena Katz, O lugar-comum reina em Paraíso sem Consolação.

2 comentários:

Marcos disse...

Inês, Querida
Seu blog tá que é um mimo só.
Adoro o seu trabalho e vou adorar conhecer melhor as reflexões que faz sobre ele!
Beijos

Inês Correa disse...

Marcos, muito legal te encontrar por aqui, viu? Seu blog também tá bárbaro, não pare. Bj