quarta-feira, junho 17, 2009

PRETO BRANCO EM CORES

CORPO IRRACIONAL ?


Fotografia: Inês Correa
2005. São Luís do Paraitinga - SP - Brasil
Expedição Fotográfica realizada no Vale do Paraíba
com a fotógrafa Beatriz Lefèvre
(boas lembranças)

(para Leda com todo carinho)


Recebi um comentário da minha amiga, grande e querida Leda, a Leda Pasta: "bota cor nisso! bjs". Além de uma super amiga, não só eu penso assim, confirme em Lesma de Sofá no texto Irmãs Bandeirantes ela consegue ser também uma editora exemplar e admirada. Então, cá pra nós, quando ela envia um recado nem precisa dizer muito para fazer qualquer pessoa com bom senso pensar sobre o assunto. E eu tive que levar em consideração o pedido.

O que eu mais gosto no mundo digital é que na fotografia a operação "troca tudo" de analógico para digital, trouxe a mudança da fotografia para a imagem digital e a dúvida: Preto Branco ou Cor? Eu tenho que admitir que demorei alguns anos para aceitar e resolver fazer um esforço de mudança. Mas era bem casada com um homem antenado, profissional da área de informática, o Caio, que ficava suspirando no meu ouvido: vai Inês, compre logo sua câmera digital.

Quando eu resolvi fazê-lo e comecei a manusear o novo instrumento percebi que não tinha mais nas mãos um aparelho que eu poderia usar com um filme PB ou Cor e escolher somente Asa 100 ou 400 e... Eu tinha nas mãos um universo de escolhas e não precisaria clicar 24 ou 36 chapas para depois mudar de opção. Cada "fotograma" podia ser único e não me custaria tanto dinheiro.

No começo eu marcava um ISO e esquecia. Aos poucos fui me adaptando e descobri que poderia pensar se aquele momento era percebido pra mim colorido ou não e que luz eu tinha pela frente e o que fazer em cada caso. Fui brincando e curtindo cada vez mais a possibilidade de diversificar sem medo. E hoje o que é cor é cor e o que é PB é PB, ou vice-versa. E pode ser cor em parte e PB em outra. Cada foto é uma, é única.

Pra encurtar procurei no meu arquivo alguma imagem que trouxesse em si a necessidade absoluta de cor, ao menos no meu entender se é que o sei, a fim de postar aqui o pedido, que pra mim é quase ordem. Veja lá.

8 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que foto linda! Que cores lindas! E eu 'tava achando um exagero da Leda. beijos, MSylvia

Inês Correa disse...

Oi mana, que bom você por aqui. Aliás, o que não falta por aqui são editoras de todos os lados... Obrigada, viu? Obrigada pelas dicas. Recebi e vou aproveitar. Bj

Lesma de sofá disse...

A vida é feita de sabores, a gente não deve mesmo economizar!
Adorei a foto.
bjs

Fernando Richter disse...

Muito boa foto... gostei...

Inês Correa disse...

Obrigada e obrigada. Não vou economizar, tá bom? E vou tentar sempre postar mais e mais fotos pra vocês.

Leda disse...

tô pra escrever faz tempo, agradecer a menção, adorei a foto, o cachorro, gostei de tudo. adorei sua irmã concordar comigo. ainda bem q vc vive cercada de editoras q te adoram, pra ajudar a organizar tudo q vc cria e ainda bem q vc não para de inventar. uma hora vc ainda me ensina alguma coisinha dessas de trabalhar as fotos, tirando ou instensificando as cores, é muito bom. bjs agradecidos

Júlia disse...

Nossa esse nem é Corpo em Imagem mas é Cachorro em Imagem

Bj

Inês Correa disse...

Querida filha, que lindo o seu comentário. Obrigada, Júlia. Você é muito importante pra mim e o que você me diz me toca profundamente. Beijo. Te amo!