domingo, abril 11, 2010

O SEGREDO

DOS OLHOS DO CINEMA E DA FOTOGRAFIA


Cinema é a imagem do sonho, da realidade, do desejo, do sentido, do sem sentido, do amor, do desagrado. É angústia, alegria, tristeza e comoção. Tragédia, fantasia. Cinema é a fotografia em tira corrida, sem corte seco, em movimento uniforme. É fotografia revelada em movimento.

Na frase “quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha”, a dúvida permanece. Assim como a pergunta sobre se o cinema é a vida em imagem ou a realidade é o cinema descrito. Mas todo mundo sabe que a fotografia nasceu e fertilizou a imagem que movimentada em fotografia animada evoluiu para o filme, o cinema projetado. Deu as mãos pra outra mídia que andava na estrada paralela, o som, e juntas acasalaram-se e deram a luz à ciência da cinematografia.

Sobre fotografia, som ou cinema é fácil escrever alguns pequenos rabiscos e difícil parar. Mas sobre outros segredos meus e de seus olhos as palavras fogem em carreira. De olhos tudo bem. Quando era pequena lembro que a casa da minha avó na praia tinha o nome “A menina dos meus olhos” gravado em madeira na entrada. A leitura deixa livre o acesso a algum tipo de interpretação que pode ser outra, não a que a minha foi nem a que hoje é ou a de minha avó.

Dos segredos, daquilo que não se revela, a fotografia e o cinema assim como as demais artes podem tirar bom proveito em personagens e imagens muitas vezes anônimas ou fictícias. Dizeres dissimulados, calados, fingidos, subexpostos. Ou superexpor, deixar transparecer e causar. Criar controvérsia entre as morais ou falsos temores presentes numa sociedade que se proteje da faculdade do sentir, dos prazeres e paixões, da ambiguidade.

Entre paixões se escreve uma estória, a minha a da fotografia entre tantas, a sua que ainda não descobri, a dele pelo futebol e a de tantos outros. Entre as paixões vivemos em filmes e ficções, romances e emoções. Ampliadas ou reduzidas, intensas ou fictícias, super ou subexpostas novamente reveladoras. Entre paixões diversas e individuais.

Sem qualquer imagem fotográfica, nua estou para falar sem dizer sobre a paixão e lembrar que domingo, se não tem nenhum programa, chame alguém que ama de uma maneira ou de forma alguma e…
Saia de casa. Leve Cultura para o Corpo. Vá ao cinema e beija, quer dizer, veja, “O segredo dos seus olhos”, em espanhol inteligível aos ouvidos, perceptível a qualquer solo vivido.

Ficha Técnica
El Secreto de Sus Ojos

País: Argentina/Espanha /2009
Não é um enlatado americano
Direção: Juan José Campanella
Com: Ricardo Darín, Soledad Villamil e Pablo Rago
Duração: 129 minutos
Classificação: 12 anos
Até quando?
Filme é assim. Na programação tem data de estréia mas não tem tempo pra terminar, digo, não tem data. Sai de cartaz quando sai. Reclame se não gostar (é uma boa idéia). O Cinema abre todos os dias da semana.
Onde

Belas Artes
Espaço Unibanco Augusta
Frei Caneca Unibanco Arteplex
entre muitos outros

Nenhum comentário: