domingo, maio 16, 2010

DAPAVIRADA

NA ZONA DE CONFLITO


Day after Virada Cultural. Acordei e notei que não escrevo nem posto fotografias há aproximados 15 dias. Peguei uma gripe que pensavam ser dengue e que não era suína nem nada, mas o bicho. Conseguia pensar e ler e me alimentar pouco. Fui somente mantendo trabalhos e compromissos assumidos anteriormente. Alguns tive que adiar.


Chegou a Virada Cultural. Li a vasta programação. Não quis ver nada, absolutamente nada. “Será que ainda não sarei?”, perguntei a mim mesma. Sentia uma tristeza de ter só uma noite para caminhar sossegada pela cidade. Pelo centro da cidade de São Paulo. Sim, porque é a noite do ano que isso se faz possível, única mesmo. Nas demais tem que ser com pressa e com medo. Com muito cuidado e atenção. Entrar aonde se vai e sair em grupo, correndo de volta para o metrô ou estacionamento.


Na PUC, durante a aula, conversamos sobre a verba de milhões destinada ao prazer curto de uma única noite, que poderia se estender a muitas noites do ano. Porque não? Nem venham me dizer que a cidade de São Paulo não tem dinheiro para fazer a cultura revigorar o centro, o sul, o norte, a zona leste e oeste. Nem venham falar que não tem dinheiro, não acredito mais.


As questões acima me levaram a um evento que está ocorrendo no Itaú Cultural: Antídoto - Mostra Internacional de Ações Culturais em Zona de Conflito. Porque? “E porque São Paulo está entre os lugares tidos como zona de conflito?”, perguntou minha filha quando mostrava a programação a ela e ao meu filho. “Precisa responder?”, foi a resposta que eles deram imediatamente após perguntarem.


O texto até aqui trata-se de um conflito, um nó na garganta. E aonde anda a dança nisso tudo? E a fotografia?

Pra quem pensa dança, a dica é ir ver o grupo Together Apart. Não conheço mas pode ser interessante, afro reggae e street dance, Irlanda do Norte - zona de conflito.


Pra quem pensa fotografia, recomendo porque já vi, e é um projeto fantástico que gerou um documentário, Born Into Brothels, em português, Nascidos em Bordéis, de Zana Briski. Um trabalho fotográfico realizado com crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá – zona de conflito.


As duas dicas talvez sirvam como um jeito de acessar a memória, não deixar longe da idéia os conflitos que estão diante de nós e que fazemos questão de negar, ocultar. Talvez para sofrer menos. Talvez…






SAIA DE CASA – CULTURA PARA O CORPO
23.05.10, 15 horas - fotografia
Born Into Brothels (na íntegra aqui)
27 e 28.05.10, 20 horas - dança
Together Apart
Onde: Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Praíso – São Paulo
Antídoto - Mostra Internacional de Ações Culturais em Zona de Conflito

2 comentários:

Eduardo Sene disse...

Ines querida, vc tem razão! Mais uma vez investimentos descartáveis e talvez fúteis. E o "continuum"? Medo do "conflito".
Infelizmente não consegui ver as suas dicas. Quero saber como foi quando te rever.
bjs

Inês Correa disse...

Oi Edu querido, de vez em quando eu fervo, como motor de carro sem água. Mas vamos torcendo pra que a cultura seja tratada com mais seriedade. A Virada parece mais uma festança na cidade. Tem um amigo nosso que mora no centro que chama a Viraja de Mijada Cultural. Beijo, obrigada pelo estímulo