segunda-feira, agosto 30, 2010

DAR AR

Imagens de um porão cheio de ar




Palco vazio
"É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar" (Chico Buarque)
E um palco vazio também




Wellington Duarte e Eliana de Santana


No porão do Centro Cultural São Paulo


De cócoras, mas não "como eles", trocando idéias...


O público visita o cenário do "Rútilo Nada"
Centro Cultural São Paulo, 2010
Fotografias: Ines Correa

Na última quarta-feira, no Centro Cultural São Paulo, a primeira edição de "Entre todas as coisas - Dança Expandida", novo projeto de curadoria de Alexandra Itacarambi. Alexandra abre o porão do CCSP para que os artistas da dança com alguma coreografia realizada possam  experimentar, pesquisar, enfim, dar outros caminhos para seus trabalhos. Ou não. A eles é dada a rica oportunidade de ter um tempo a mais para pensar e estudar. Rica e cada vez mais rara. Produzir, ter um produto final é a linguagem deste mercado chamado "indústria cultural". Não sei porque utilizei as aspas. O mercado cultural está em crise profunda assim como todos os outros por falta de tempo para elaboração de uma obra.  Você virou indústria, eu virei indústria. A escola é uma indústria. Indústria fonográfica, indústria cinematográfica, indústria fotográfica. 

A demanda de novidades e estréias é enorme. Mas o artista precisa receber para "costurar" sua obra. E só recebe para apresentar o espetáculo pronto.  Não é pago para pesquisar.  Entretanto, "Entre todas as coisas"  vai na contramão e propõe ao artista da dança uma coreografia de um tempo dele para que possa usar o velho porão,  o Espaço Cênico Ademar Guerra para refletir e ir além. O grupo pode convidar um profissional da dança para  ajudar a "botar lenha na fogueira" e aquecer as idéias, trocar figurinhas.

Na primeira edição Daniel Fagundes, Donizeti Mazonas, Suiá Burger Ferlauto e Wellington Duarte  foram provocados pela eletrizante Ana Teixeira. Quando cheguei, um pouco antes da hora, encontrei o grupo conversando.  Posso contar os bastidores porque foi contado depois ao público o que relato aqui. Respeito bastidor.)No cronograma do grupo havia a proposta de abrir o espaço ao público durante alguns dias, no que chamaram "Pensações"? Mas qual seria a pensação afinal? Como seria tratado o público?  Qual a expectativa dele? Cada dia seria de um jeito? Perguntas como essa pipocavam antes do público chegar. Minha  expectativa era mera curiosidade, como sempre. Não espero. Vou. Vejo. Participo sempre que possível. Foi um deleite. Um arraso. Quando as pessoas chegaram o espaço em si era o espetáculo. O público pode percorrer livremente e depois conversar com os bailarinos sobre a proposta.

Os outros dias? Não sei porque não estive lá. Infelizmente. Mas no dia em que estive, dividir idéias, pensar em outras ações, conhecer, trocar foi muito rico. E imagens daqueles momentos estão aqui e estarão nos próximos posts. Imagens de um porão cheio de ar. Próxima semana tem mais.

SAIA DE CASA - CULTURA PARA O CORPO

Entre todas as coisas, de Dança Expandida

Entretanto
(Pensações Abertas ao público)
Propositores: Daniel Fagundes, Donizeti Mazonas, Suiá Burger Ferlauto e Wellington Duarte Provocadora convidada: Ana Teixeira

Pensação 3 - dia 1.09.10, 19h
Pensação 4 - dia 2.09.10, 19 hrs


Espetáculo
Rútilo Nada
3 a 5.09.10 - Sexta a domingo, às 19h 
Espaço Cênico Ademar Guerra - Centro Cultural São Paulo

Nenhum comentário: