domingo, outubro 24, 2010

TUDO MUDA TUDO


"Time is change, and so have we"...
Time Magazine


As discussões sobre fins e começos não mudam. Sobre o fim do mundo. Sobre as mudanças que estão acontecendo hoje. Mas não é a tecnologia que está mudando o mundo. O mundo desde que é mundo sempre muda, todo dia. Meu corpo muda também, desde que nasceu. Algumas mudanças gostosas. Outras nem tanto. 

Minha filha me perguntou porque todo mundo fala que o mundo vai acabar e se é verdade. Minha resposta a ela foi: "Filha, desde que tenho a sua idade ouço isso. O mundo não vai acabar do dia para a noite nem da noite para o dia. O mundo vai e está se tranformando diariamente e você vai viver e ver isso na sua vida. Acontece desde sempre.". 

Existem as boas e não tão boas mudanças, repito. Quando entrei hoje no Facebook minha amiga  querida, Liliane Oraggio, jornalista também, havia postado este link da Time Magazine (acima o vídeo na íntegra). O vídeo começa assim: "O tempo mudou e nós também". Escreveria o tempo sempre muda assim como nós. Ou, tudo muda tudo. 

O que interessa é observar como os jornais impressos transformaram-se incicialmente em um "formato digital tradicional" (me refiro aos que estão no mercado nacional e pagamos por eles, por exemplo folha e estadão digital). Parecem jornais impressos digitalizados. E agora percebem um mundo digital de "maior". Libertam-se dos antigos paradigmas. Descobrem e desencobrem aos poucos o meio digital. Experimentam um corpo de informações amplo, repleto de imagens e textos escritos, entrevistas escritas e faladas. 

O iPad ou iBook ou iTablet ou not "ai" é um dispositivo que parece ter, ao menos no meu entendimento, respostas para as perguntas que foram feitas em certa época (leia no Corpoemimagem e no Tramafotografica, de Simonetta Persichetti, agosto de 2009) sobre o fim do fotojornalismo. Uma resposta óbvia. A fotografia ou o fotojornalismo não morrem. O livro não morre. O vídeo não morre. O que acontece é uma mudança bastante favorável à imagem. Ela ganha espaço na mídia. Apresenta-se de fato.  O que ocorre é o de sempre, mudança, transformação, experimentação. É preciso conhecer, entender, estudar o que vem para aproveitar melhor.

Outro dia escrevi:

A imagem no final do século XX, início do século XXI é fato. Desvia o olhar do observador. Os livros continuam nas prateleiras. No entanto os e-books e hipertextos inserem a imagem fotográfica e o vídeo nas pesquisas para complementar, abraçar o texto e a fala... Nunca a fotografia e o vídeo estiveram tão próximos da escrita e da fala. A máquina de escrever foi extinta, ou melhor, virou teclado. O disco de vinil transformou-se em cd, a fita de vídeo em DVD, a câmera fotográfica em câmera digital, o vídeo em webcam. O sustentável e a qualidade de vida entraram na moda. A fotografia entrou para a academia!

Nenhum comentário: