quarta-feira, abril 27, 2011

"PASSO A PASSO"


Se caso tivesse dito o que está nas entrelinhas
Flor Murta e Larrisa Verbisck


Terreno
Wallace Souza
Primeiro Passo Dança - Sesc Pompéia. SP, 2011
Fotografias: Inês Corrêa



Em abril a dança recebeu em São Paulo a Pina Bausch Tanztheater Wuppertal, companhia de dança-teatro da alemã Pina Bausch, para uma temporada relativamente longa no Teatro Alpha. Foram 5 dias de apresentação e um dia de "prévia", o teatro lotado, ingressos entre 60 a 200 reais. Difícil dizer que a dança não tem público. Ok, estamos falando de Pina, de Ten Chui, recriação de imagens da cultura japonesa, obra já consagrada, de 2004.  

Mas qual o segredo de um teatro lotado? Como um grupo pequeno pode transformar-se em uma grande companhia? Como fazer para que uma cidade do tamanho de São Paulo tenha não só um teatro com infra-estrutura diferenciada para atender a dança nem também só mais um, mas muitos e muitos outros?

Os profissionais de dança se organizam. Uma das iniciativas que acontece na cidade é o Primeiro Passo Dança, criado por Villas, que está "em cena" levando o colchão no post Movimento em foco, no Corpoemimagem. O Villas tem levado grupos que estão iniciando pesquisas, solos, duos. Pessoas que estão na dança e que "estréiam" novas fases. 

O projeto começou em 2009 e teve curadoria de Helena Katz, professora da PUC e crítica de dança do Estadão. Ganhou novo espaço no SESC Pompéia, o Espaço Cênico. Trouxe profissionais de diversas universidades, como  a própria PUC, a Unicamp, a USP, Federal da Bahia, Anhembi-Morumbi.

O Primeiro Passo acontece uma vez por mês. Após o espetáculo tem um bate-papo sobre dança. Esta edição está sendo regida por Ângela Nolf, professora da Unicamp. Ontem, Ângela trouxe para conversar Ana Terra, professora da Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo. 

Ângela lembrou que a universidade não consegue formar um bailarino em quatro anos, mas que "instrumentaliza o corpo" para que o bailarino continue seu trabalho e Ana Terra falou sobre a oportunidade de se "apropriar de uma técnica para fazer aquilo que você quiser".

O que importa mesmo é que a dança acontece. A discussão acontece. As experiências acontecem. São elas que vão criar um "passo a passo", um tempo, um chão para a dança. São estas iniciativas que vão fazer as maiores.

Não se tem um ser adulto sem que ele primeiro seja gerado, depois alimentado, cresça até ser adulto. Não existia Pina Bausch antes da Pina nascer, crescer, começar a dar os primeiros passos em dança e ser a Pina Bausch Tanztheater Wuppertal.

Hoje tem Primeiro Passo, 20 horas, SESC Pompéia. Informe-se aqui.


Da esq. para direita: Ângela Nolf, Wallace Sousa, 
Larrisa Verbiscke, Flor Murta e Ana Terra

Espaço Cênico SESC Pompéia. SP, 2011
Fotografias: Inês Corrêa

Nenhum comentário: