quarta-feira, maio 04, 2011

SAIA DO CENTRO

 Piso de fundo de garrafa na entrada do prédio

 Fachada externa da Fábrica de Criatividade

Porta de entrada dos banheiros


É muito longe? Depende do ponto de vista. Se você mora na Lapa, na Vila Olympia, o Capão Redondo é longe. Se mora no Capão Redondo, a Lapa, a Vila é que são. São Paulo é uma cidade grande, uma metrópole. As distâncias aumentam em função da falta de um transporte coletivo melhor. De carro, congestionamentos são previstos. De ônibus e metrô tem gente, muita gente.

Havia tempo que pretendia ir ao Capão Redondo conhecer a Fábrica de Criatividade. Tanto tempo, que ela mudou de nome, hoje é o Ninho Sansacroma e direção geral e artística, atualmente nas mãos de Gal Martins, responsável também pela Cia. Sansacroma. Conheci a Gal no Oxigênio e trouxe algumas palavras dela aqui no Corpoemimagem, em 2009. Sempre que a reencontrava dizia que iria no Capão. Surgiu a oportunidade de fotografar o novo trabalho, Produto Perecível Laico, do Sandro Borelli, da Cia. Borelli, que vai estrear no Semanas da Dança, no Centro Cultural São Paulo e a "prévia" aconteceu lá no ninho, no Capão. 

Ao chegar a primeira surpresa, o prédio. Comentei com a Gal e ela disse que não era a única a me surpreender. Um prédio bem estruturado e funcionando, cheio de meninos e meninas estudando. Se destaca de tudo o que há em volta (veja a foto acima). Ao entrar é preciso atravessar uma "passarela" feita de fundos de garrafa. Olhei para baixo e não notei de cara não. Quem me fez olhar de novo foi a Cristiane Klein, produtora cultural. Não resisti e fiz a foto também. A porta de entrada parece aço com um monte de bolinha-de-gude brilhando. As portas do banheiro podem ser vistas na foto. Outros detalhes, muitos outros, cada um, cada qual, só indo até lá.  

Aliás resolvi escrever este post por alguns motivos. O primeiro foi para mostrar outro ponto de vista da cidade, fora do centro dela, sair do centro. Estou considerando centro não o centro velho mas os bairros considerados centrais. Não fui até lá na periferia fotografar os "gatos" nem a violência. Não tenho nada contra isso. Fazer tais fotos é uma forma de denúncia. Aqui as fotos são para anunciar talvez, não denunciar. Anunciar outras imagens que existem dentro da cidade de São Paulo. Resolvi trazer uma perspectiva que pode ser apresentada. Uma periferia com um perfil existindo, que está acontecendo lá. agora.  Uma periferia que se organiza. Violência, para ver, não é preciso ir até a periferia não. Basta sair de casa. Pode acontecer em qualquer esquina. Um pouco mais aqui, um pouco menos ali. É uma questão que precisa ser resolvida e pode, com educação, com respeito e melhor distribuição de renda. Mais, muito mais, é claro. São caminhos longos e cheios de congestionamentos...


Existe um bom motivo para ir ao Capão Redondo conhecer o Ninho Sansacroma. O Circuito Vozes do Corpo. A programação completa está aqui. Começa quinta-feira, dia 5. 

Saia de casa. Vá conhecer sua cidade e se surpreender com ela.


  Gal Martins conversando com o público

 Quando o espetáculo acaba o encontro continua na rua

Nenhum comentário: