quarta-feira, junho 26, 2013

TR - MULHERES NA MESQUITA 2

Retrato de possível turista entrando na mesquita 
Mesquita Azul. Istambul - Turquia, 2013
Fotografia: Inês Correa



Nem sempre a nitidez da imagem é a única forma. Alguns momentos atravessam o tempo fotográfico formando um provável instante contínuo.

Nas mesquitas o corpo feminino se fecha, turista ele, este corpo, esteja ou não. Se fecha em respeito ao que lá se encontra estabelecido entre as mulheres, mulheres de véus, de burcas e lenços, roupas longas, canelas escondidas. 

A fotografia capta o movimento da turista desacostumada. Em respeito às demais e suas crenças, cobre-se. Mas não percebe o cabelo a se deslocar, se desviar do tecido levemente escorrido da cabeça.

Na Turquia, ao menos nas ruas de Istambul, a imagem oferece em corpos diferenças, diversidade. Estas imagens se misturam de maneira harmoniosa, mestiça, mesclada.



Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed (em turco: Sultanahmet Camii) é uma mesquita otomana de Istambul, Turquia. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_Azul)

Nenhum comentário: