sexta-feira, junho 14, 2013

TR - PESCARIA NO BÓSFORO



Atravessamos a ponte a pé. Embaixo dela há dezenas de restaurantes que vendem sardinhas e outros quitutes. O bósforo não tem cheiro ruim. Tem barcos, barcaças, barquinhos. É navegável e sua cor azulada enfeita a cidade de Istambul.

Pescar no rio e olhar de um lado a parte oriental da cidade, esta que estamos olhando, e do outro lado a parte ocidental é sem dúvida inacreditável.

Olhar este rio, estes pescadores, a grande cidade. Sentir o cheiro e poder respirar fundo. Claro, que isso é coisa de quem mora em São Paulo e sente tristeza quando olha para o Rio Tietê...



Pescaria no Bósforo. Ponte de Gálata.
Istambul - Turquia, 2013

Fotografia: Inês Correa



Bósforo (em turco: İstanbul Boğazı, em grego antigo: Βόσπορος) é um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Tem um comprimento de aproximadamente 30 km e uma largura de 550 a 3000 m. Sua profundidade varia de 36 a 124 m no meio do estreito.
Seu nome significa "passagem do boi" (de Βοῦς (boi) e πόρος (passagem) e se refere à história de Io, jovem amada por Zeus, transformada por ele em boi, e perseguida por uma mosca sugadora de sangue enviada por Hera, ciumenta.
As margens do estreito são densamente povoadas, como exemplifica a cidade de Istambul.
Duas pontes atravessam o estreito de Bósforo. A primeira, Ponte do Bósforo, tem 1 074 m e foi terminada em1973. A segunda, Ponte Fatih Sultão Mehmet, tem 1 090 m e foi terminada em 1988, mais ou menos a 5 km ao norte da primeira ponte. Marmaray, um túnel ferroviário de 13,7 km está em construção e seu término está previsto para 2013. Aproximadamente 1 400 m de túnel passarão sob o estreito, a uma profundidade de 55 m. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bósforo)

Nenhum comentário: