quinta-feira, junho 13, 2013

TR - NO JARDIM DA MESQUITA

Passeio no jardim da mesquita
Mesquita Azul. Eminönü
Istambul - Turquia, 2013

Fotografia: Inês Correa




A fotografia algumas vezes nos desloca de um tempo a outro. Quando vi estas mulheres  saindo da mesquita, fiquei admirada. Me senti em outra época. Achei que eu fosse minha mãe, ou minha avó!? 

Talvez esta fotografia venha denunciar que hoje, neste ano de 2013, século XXI, alguns hábitos e costumes permanecem. A imagem pode parecer que foi feita em outra época. Mas foi hoje. É hoje.

As mulheres em Istambul cobrem seus cabelos, tornozelos, braços, ombros. As saias longas  entram em cena. É um direito de estar. Como é um direito de estar de um outro jeito, como os meninos que querem usar saia. 

Na Turquia, andar de burca, de lenço ou de calça comprida é uma escolha até agora, não uma imposição. Nas ruas da cidade é possível ver mulheres de burcas pretas com lantejoulas. Mulheres de lenços coloridos e calça comprida. Mulheres sem lenço... Que as escolhas permaneçam por lá e por cá.



Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed (em turcoSultanahmet Camii) é uma mesquita otomana de IstambulTurquia. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_Azul)

Nenhum comentário: