quinta-feira, outubro 29, 2009

ENTRE ARTES

FOTOGRAFIA E ARTE III

Ainda sobre o tema o tempo e a arte ou a relação entre as artes no tempo…
Quando escrevo imagino que o parágrafo está entre as frases como o rio entre duas partes de terra. Juntos formam o todo. Vou usar o mesmo formato para expôr minha idéia em fragmentos de texto e posts relacionados. 


Contei no post Fotografia e Arte I, que na semana passada fui com a Gina Dinucci, do Encaixe, lá no Paço das Artes, lembra? E no post Fotografia e Arte II, falo sobre o livro do Jacques Aumont e a importância do passado para o presente.

Pois é, qual a relação com o que vou escrever agora? Vou tentar explicar em dois fragmentos:

Fragmento 1

Fomos assistir a palestra Projetos e Artistas, com o Milton Sogabe, professor do Instituto de Artes da UNESP, que pode ser ouvida no Canal de Projetos (paciência porque a gravação tem um áudio precário). Ouvir o Milton falar sobre a arte e o artista é muito construtivo porque ele faz com que o passado atravesse o futuro no presente. De que maneira? Quando comenta que os desenhos feitos nas cavernas não passam de… “instalações”. O tempo se perde na imagem.


Palestra do prof. Milton Sogabe (UNESP)Milton Sogabe
Paço das Artes, 2009
Foto: Inês Correa 




Fragmento 2

No mesmo dia da palestra do Milton, no Paço das Artes, a Gina me apresentou a exposição da artista contemporânea Pipilotti Rist. Ainda está lá e no MIS – Museu da Imagem e do Som). A artista suíça abraça artes de todos os tempos: vídeo, fotografia, colagem, ultrassom, design. Sem preconceito ou preocupação em desvincular, Pipinotti Rist, ao contrário, transita com tranquilidade desde às artes visuais, ou não, até as artes do corpo dela ou do nosso.


Expo Pipilotti
Blood Room, 1993-98
(Quarto de Sangue)

Foto Inês Correa


Falei do corpo dela ou do nosso porque no trabalho em vídeo I couldn’t agree with you more (Eu não poderia concordar mais com você), de 1999. Pipinotti consegue afetar, causar vertigem no corpo de quem assiste. Não sei se é possível considerar uma transição para as futuras artes interativas?

Mas o que me fez pensar nas amarrações do tempo, na idéia de que nada substui tudo ou na importãncia de trazer os conhecimentos do passado para o presente foi o vídeo Ever is over all (Sempre Está Acima de Tudo), de 1997. É possível ver alguns trechos dos trabalhos no vídeo abaixo.



Vídeo disponível no youtube
Revista Bravo



Saia de casa
Exposições de Pipilotti Rist

Paço das Artes
de 6 out a 6 dez 09

MIS – Museu da Imagem e do Som
de 6 out a 31 jan 2010
Posts relacionados:
Fotografia e Arte II – Nada substitui tudo
Fotografia e Arte I

Nenhum comentário: