quinta-feira, agosto 12, 2010

DEPOIS DO ANTES

PANORAMA SESI DE DANÇA 2010

O mês de agosto, para mim, começou no dia 3, com o lançamento do livro O Corpo em Crise, da Christine Greiner (Editora Anna Blume). Não consegui fazer outra coisa depois disso, só ler. Gostaria de escrever antes um post sobre o livro mas não terminei. Leio devagar. Muitas vezes uma página mais de uma vez. O jeito é falar sobre o que vi depois primeiro e deixar o antes pra depois. Aguardem. Mas pra quem quiser ir lendo, é só começar e vamos lendo juntos.

Tive que parar as leituras porque havia começado o Panorama SESI de Dança 2010. Infelizmente não acompanhei os quatro primeiros dias, melhor, noites. Só larguei o livro no “delírio” do dia 10. Delírio foi o trabalho solo do Ângelo Madureira, apresentado na terça-feira antes de Como superar o grande cansaço, do Eduardo Fukushima, Rumos Dança Itaú 2009-10. Havia feito postado o convite do Fukushima aqui no Corpo em Imagem.

Foi realmente um delírio, mas superei o grande cansaço e voltei ontem para fotografar o Estudo de Macabéa, de Vera Sala. Dos trabalhos apresentados no Panorama SESI de Dança 2010, alguns são de muito antes, outros de não tanto tempo… Este trabalho da Vera é de 1998-99. Fotografo dança há não muito tempo, não conhecia Macabéa, só os ecos que ainda soavam mesmo após 11 anos da primeira apresentação. Não é pra não ver. E entendo agora os ecos depois de ver, ainda comovida. Não se deixa de assistir também o de hoje, Corpos Ilhados, obra de 2000-01, também de Vera Sala. A noite de ontem foi dividida, entre Macabéa e Clandestino (Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, 2006).

A ordem dos fatores não alterou a qualidade. O que tem que ser dito foi ou será. O livro ficará para depois. Entre o antes e o depois da minha programação, não sei quando nem como, o resultado das contas é só um: ter certeza de que em São Paulo não é preciso tirar dos fundos do bolso grande quantidade de dinheiro para ver um bom conjunto de obras em dança. Neste post tudo está resumido em quantidade, qualidade, antes e depois, o que faz com que as palavras se repitam. O Panorama Sesi de Dança 2010 tem curadoria da mesma Christine Greiner, que já esteve aqui e aqui no Corpo em Imagem, de Gabi Gonçalves, que também não é a primeira vez, leia aqui se quiser, e de diversos artistas. Como está escrito no site do Corpo Rastreado, trata-se de uma “curadoria compartilhada”. Você pode ver a programação completa no site do Corpo Rastreado, sair de casa e ir direto para lá assistir.

Ah, as imagens... Você não veio aqui para ler, mas para ver fotografias. Alguns de vocês, inclusive, pedem mais fotografias. Aproveito para dizer o que penso sobre, não que já não tenha dito aqui. Quantidade não é a forma como escrevo imagem. Procuro a síntese. Nem sempre encontro. Mas atiro para matar, quer dizer, clico para acertar. Um espetáculo precisa ser degustado por todos: artista, fotógrafo e público. É preciso ser sutil nos cliques. Deixar o silêncio atravessar e saber quando é imprescindível. Apreciar a obra do artista antes de apertar o gatilho, quer dizer, o disparador. Cada imagem recolhida tem que ser precisa, ou precisa de necessária mesmo. Se for para clicar repetidas vezes, melhor filmar.

Abaixo, em preto e branco, retrato dois dias do Panorama Sesi de Dança 2010. Se quiser ver colorido, vá pessoalmente.


DELIRIO, ANGELO MADUREIRA

DELIRIO, ANGELO MADUREIRA

Delírio
Ângelo Madureira

Como superar o grande cansaço, Eduardo Fukushima

Como superar o grande cansaço, Eduardo Fukushima

Como superar o grande cansaço?
Eduardo Fukushima

CLANDESTINO, Angelo Madureira e Ana Catarina Vieira

CLANDESTINO, Angelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Clandestinos
Ãngelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Ines Correa_110810_0534pbw

Ines Correa_110810_0546pbw

Macabéa
Vera Sala
Teatro do Sesi
Panorama Sesi de Dança 2010
Fotografias: Ines Correa


Programação do Panorama Sesi de Dança 2010: Corpo Rastreado

4 comentários:

Anônimo disse...

amo amo amo

Inês Correa disse...

que bom bom bom mesmo!

vpaulics disse...

"se quiser ver colorido, vá pessoalmente..." só você, mesmo.
eu, nesse tempo da minha vida, tenho gostado de ver suas escolhas entre iluminar isso ou aquilo, entre deixar aquilo ou isso no escuro. e o mundo dos seus olhos se revela. a sua poesia. fico aqui olhando.
beijo. v.

Inês Correa disse...

Querida Veronika
As escolhas são curiosas. Nem sei se mudam conforme o dia, a hora, sei lá. Mas que podem mudar o rumo, acho que podem. Beijo lindona!