segunda-feira, maio 30, 2011

VALPARAÍSO, UM REGISTRO


Valparaíso, um esboço
Fotografias: Inês Corrêa


Cheguei em Valparaíso cansada. Depois de uma semana corrida e uma noite pouco dormida. Mas estava feliz. Seria Valparaíso, um esboço. Tinha que ir porque me sentiria em casa e entre amigos. Fui. Quando cheguei encontrei a Carol, o Bruno, Julia e Leandro que já conhecia e já estiveram aqui no Corpoemimagem, além de Fernanda, Amanda, Luciana e Miguel. Estavam nos últimos preparativos. Observei e perguntei pra Carolina Mendonça, a diretora, o que iria acontecer por ali e o que achava mais interessante para o registro. Não é sempre que faço esta pergunta mas a Carol fotografa e entenderia. Fiquei no fundo, local onde ela própria acompanhava os acontecimentos e curiosamente onde costumo ver os espetáculos.

Não sou crítica de teatro nem nada. Aqui só cabe um relato de minhas percepções em imagem daquele momento e em texto cabe dizer pouco, somente um "esboço", um sentimento bom que é ver montagens da nova geração, a forma como eles utilizam o palco, as escolhas na direção, como se movimentam. As falas escolhidas e os recursos tecnológicos que aproveitam em cena.

O Teatro Vertigem é pequeno. As cadeiras ficam todas amontoadas do lado maior e há um corredor menor dividido por pilares. Algumas cenas aconteciam no corredor e pude ter uma visão de um ângulo em que todas  estavam em foco e como o espaço era plano mesmo em pé algumas cabeças ficavam visíveis. Mas o verde limão do fundo contrastou com a imagem da platéia lotada que acabou por compor uma outra forma de ver.

Quando enviei as fotografias para a Carol, ela escreveu: "recebi! já baixei e amei! que delícia! é um registro afetuoso e com um olhar muito bacana para o espaço! muito, muito obrigada! mais uma vez!".

Hoje responderia a ela: "Carol, obrigada a você e todo o elenco e equipe. Valeu a ideia e autorização para que eu pudesse circular do fundo até a lateral esquerda. As imagens não foram feitas do meu olhar mas do nosso, uma composição a quatro olhos".  

Conclusão: Nossa, será uma versão estrábica de Valparaíso?

Valparaíso, um esboço
Direção: Carolina Mendonça
Atores: Bruno Freire, Fernanda Raquel, Julia Rocha e Leandro Berton
Cenografia e Figurinos: Amanda Antunes
Iluminação: Luciana Acunã 
Sonoplastia: Miguel Caldas
Leia sobre Valparaíso na web aqui e aqui
Você pode ver também as fotos que a Lenise Pinheiro, fotógrafa de teatro da Folha de São Paulo fez, no blog Cacilda.

Nenhum comentário: